CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA !
Quem Somos
Alunos do 3º ano (ano letivo 2015) do curso técnico integrado de Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Ouro Preto (IFMG-OP).
O Projeto
Um dos projetos desenvolvidos para atender as expectativas da disciplina de Projetos de Automação, colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso de Automação Industrial e apresentando-se como projeto de conclusão de curso.
Justificativa
O planejamento para ocupação e habitação humana nos centros urbanos torna-se, cada vez mais, fator de preocupação social que contemple fatores como: ocupação do solo; acessibilidade; consumo consciente de recursos naturais.
Devido a tal fato, torna-se crucial o estudo e a preparação dos centros urbanos, adequando as residências através da automatização de atividades domésticas. Controlar a intensidade de lâmpadas, além de aproveitar mais a vida útil das mesmas, diminui o consumo efetivo de energia, uma vez que, ao controlar o brilho, aproveita-se mais a luz natural do ambiente em momentos mais claros do dia. Integrar equipamentos eletrônicos em uma interface gráfica instalada em um celular, promove facilidade e praticidade de manuseio dos mesmos, além de dinamizar o uso por pessoas que portam necessidades específicas, como idosos e deficientes físicos. Aumentar a segurança das pessoas assim como de seus bens também pode ser de fácil aplicação, controlando um sistema de alarmes residencial através do aparelho celular, a entrada de estranhos pode ser facilmente percebida, assim como a segurança de manter-se a casa trancada constantemente.
Após analisar tais fatores, percebe-se que, automatizar uma residência, mostra-se como integrador de segurança, acessibilidade, sustentabilidade e inovação.
Objetivo
O projeto visa integrar equipamentos eletrônicos e/ou automatizáveis de uma residência de modo a ajudar e facilitar ações diárias, que, apesar de muitas vezes serem simples, são mais complicadas para pessoas com deficiências físicas, idosos, entre outros. Integrando todos esses processos em uma interface digital alocada em eletrônicos portáteis, como um celular que apresente sistema Android.